Ruínas romanas das Carvalheiras

Ruínas romanas das Carvalheiras

É neste sítio, na vertente Norte da colina do Alto da Cividade, que se descobriu a "Casa das Carvalheiras", decorria então o ano de 1983. 
 



.

Braga

Descrição

Distribuída ao longo de dois andares (aproveitando, para o efeito, o desnível do terreno), a habitação é composta de atrium (átrio) e peristilo (colunata que circunda o pátio interior), ocupando a totalidade de uma única insula (quarteirão), sendo ainda dotada de um conjunto de taberbae (lojas) abertas nos alçados Sul e Oeste. 

A casa foi, entretanto, profundamente remodelada, já na primeira metade do século II, para instalação de thermae (termas ou balneário), com os respectivosapodyterium (vestiário), frigidarium (frigidário, ou compartimento fria), tepidarium (tepidário, ou compartimento tépido), caldarium (caldário, ou compartimento quente) e, finalmente, de um praefurnium (fornalha).

Esta zona da cidade romana seria ainda constituída por áreas porticadas e lojas ordenadas por duas ruas perpendiculares entre si, uma das quais ainda apresenta um considerável número de lajes irregulares que a pavimentavam, ao mesmo tempo que a outra rua denuncia claros indícios de ter sido repavimentada numa época mais tardia através de uma mistura composta de seixos de granito de pequenas dimensões, fragmentos de materiais de construção, de cerâmica e terra.

Fonte: https://www.cm-braga.pt/


Localização no Mapa

Permitir Localização

. Braga

Comentários

Não Existem Comentários!

750

Nós levamos muito a sério a proteção dos dados. Para isso garantimos que os seus dados são usados para fins de comunicação, notificação e email marketing. Nós não usamos os seus dados para outros fins ou de fornecer a terceiros sem a sua expressa autorização.




Parceiros na mesma localidade

loader