ESCOLA DE FOLCLORE SANTA MARTA DE PORTUZELO

ESCOLA DE FOLCLORE SANTA MARTA DE PORTUZELO

Desfilaram pela primeira vez, nesta Freguesia, na década de trinta, integrado nas Festas das Colheitas que tinham como Patrono Santo Isidoro e como grande dinamizador o Padre António Gonçalves da Torre.



REF: PV 258

+351 258 830 232

geral@albanomartins.pt

Edifício Casa do Povo - Santa Marta de Portuzelo

4900-918 Viana do Castelo

Fale Connosco!

Fale Connosco!

Alguma Questão?

Fale Connosco!

Descrição

BEM VINDO!

A Romaria de santa Marta de Portuzelo tem, no Cortejo Etnográfico, uma inquestionável consagração pública. Do Programa da festa constam diversos números, todos eles cheios de simbolismo, desde a decoração da Igreja Paroquial, realizada por mãos de fada, das mulheres Santamartenses, até ao estoirar do último foguete, tudo materializado num único sentido, o de mostrar o que há de mais belo e puro nesta terra que nos viu crescer. Mas voltemos aos Cortejos Etnográficos, outrora designados por “Paradas Agrícolas”, constituem hoje, a par da Procissão de Santa Marta, um número do Programa que mais visitantes traz a esta localidade, daí, o especial cuidado que a Comissão de festas coloca neste programa, não se poupando esforços de cada vez mais valorizar a amostragem dos usos e costumes do Povo de Santa Marta de Portuzelo.

Desfilaram pela primeira vez, nesta Freguesia, na década de trinta, integrado nas Festas das Colheitas que tinham como Patrono Santo Isidoro e como grande dinamizador o Padre António Gonçalves da Torre. De princípio, as paradas eram uma demonstração das diversas fainas agrícolas, depois passou a integrar os diversos tipos de artesanato, hoje englobam esses temas e, ainda, o desporto e parte cultural, é a forma encontrada de tornar vivas as “coisas” do passado e delas recebermos as correspondentes mensagens e transmiti-las à nossa juventude.

Em 1944 e já sob a orientação do Dr. Sousa Gomes, o Cortejo mudou um pouco o seu figurino e começou a introduzir também desfiles de Traje endo passado a integrar representações de outras Freguesias da orla marítima, Areosa, carreço e Afife, mas foi em 1945 que atigiu o seu ponto mais alto, não só pela amostragem dos usos e costumes de Santa Marta, mas também pelas representações das seguintes Freguesias: Areosa, Cardielos, Vila franca, Carreço, Darque, Lanheses, Outeiro, Perre, Serreleis, Subportela, Vila Mou, Amonde.

Hoje, os Cortejos Etnográficos estão perfeitamente enraizados no Programa das festas de Santa Marta e restringem-se exclusivamente aos usos e costumes, aos artesanato e muito especialmente à divulgação dos nossos trajes. Estamos conscientes de que os temas apresentados são comuns a toda a Ribeira Lima mas com pequenas variantes, por vezes, imperceptíveis aos leigos.

Francisco Sá

Localização no Mapa

Permitir Localização

Edifício Casa do Povo - Santa Marta de Portuzelo

4900-918 - Viana do Castelo

Comentários

Não Existem Comentários!

750

Nós levamos muito a sério a proteção dos dados. Para isso garantimos que os seus dados são usados para fins de comunicação, notificação e email marketing. Nós não usamos os seus dados para outros fins ou de fornecer a terceiros sem a sua expressa autorização.



Parceiros na mesma localidade