QUINTA DO PAÇO D`ANHA

QUINTA DO PAÇO D`ANHA

A Quinta do Paço, localiza-se numa grande propriedade com vista para a cidade de Viana do Castelo, esta antiga mansão oferece vistas sobre o Atlântico. Os seus chalés estão alojados em edifícios rurais renovados com televisão por satélite e lareiras.







Ver Oferta


REF: PV 90

+351 258 322 459

geral@pacoanha.com

Av. da Estrada Real, Vila Nova de Anha

4935-337 Viana do Castelo

Fale Connosco!

Cod. Alojamento: Licença número: REGISTONº149-RNET

Descrição

BEM VINDO À QUINTA PAÇO D'ANHA!

A Quinta Paço D'Anha, tem uma localização privilegiada, numa das zonas mais belas de Portugal, permite desfrutar do ambiente calmo e saudável de uma quinta rural, situada perto da praia, da cidade ou do santuário de Santa Luzia. É, sem dúvida, uma boa escolha para quem deseja umas férias bem passadas.

Em 1580, Portugal atravessou a terrível crise da sucessão. D. António, Prior do Crato, foi aclamado em Santarém Rei de Portugal e também a 8 de Agosto pelo Senado de Viana. O povo aderia ao pretendente português com entusiasmo. Mas, em 26 de Agosto, os espanhóis de Filipe II deram-lhe batalha em Alcântara e saíram vencedores. D. António teve de fugir com alguns fiéis amigos e veio acolher-se no Norte: primeiro em Aveiro, depois no Porto, depois em Barcelos, onde a sua escolta se dispersou e, finalmente, em Viana, onde chegou a 23 de Outubro de 1580 e onde dormiu uma noite, antes da chegada das tropas de Fernando de Sandoval. Pelo Minho, onde a sua causa tinha mais adeptos, se demorou D. António vários meses, acompanhado dos seus mais íntimos, escondendo-se onde podia, em locais que por vezes o povo homenageou, chamando respeitosamente Paço a essas casas.

Foi o sucedido com a casa de António Gonçalves Cabeças, hoje o PAÇO D’ANHA. O Paço d’Anha de hoje não se mantém, certamente, igual à casa que acolheu D. António. As gerações sucessivas foram melhorando e engrandecendo esta casa. Logo em 1625, João d’Agorreta mandou construir uma capela e instituiu o morgadio. 

A própria casa foi também engrandecida, tendo hoje uma fachada tipicamente seiscentista. Nos séculos XIX e XX, construiu-se uma ala da casa e fizeram-se vários melhoramentos agrícolas como o desbravamento de pinhais, encanamento de nascentes naturais para rega, etc. O Paço d’Anha modernizou-se, procurando sempre harmonizar o tradicionalismo e o regionalismo com as novas tecnologias, de que as adegas são um exemplo.

A partir de 1973, iniciou-se a plantação de vinhas em sistemas modernos e mecanizáveis, com os bacelos S04 e 196-17, neles enxertando as castas brancas nobres e tradicionais da Região: Loureiro, Trajadura, Pedernã e Azal Branco. A vinificação, a conservação e o engarrafamento são feitos por sistemas semi-manuais, mas usando uma tecnologia de ponta, utilizando os processos modernos mais aconselháveis ao vinho.

A Quinta de Anha foi também uma das primeiras quintas a dedicar-se ao Turismo de Habitação, passando depois à modalidade de Agro-Turismo pelo facto de ter uma intensa actividade agrícola onde os hóspedes podem participar nos trabalhos ou, simplesmente, observá-los.

GPS:
41º 40’07 90 NORTE
08º 47’36.0” OESTE

Como chegar...
 
Vindo do Norte (Viana do Castelo)

Partindo de Viana do Castelo, atravesse a ponte velha sobre o rio Lima. Cerca de 1 km depois (após as bombas de gasolina) deverá virar à direita e, logo a seguir, virar à esquerda. Subindo o monte encontrará o muro da Quinta do lado esquerdo, cerca de 1.5 km depois.

Vindo do Sul (Porto)

Entrando na A28 (antigo IC1), em direcção a Viana do Castelo, ande cerca de 50 km saindo na placa nº 21 (Braga/ Barcelos, Zona Industrial, Neiva); encontrará uma rotunda onde meterá na 1ª estrada à direita; quase no fim da recta vire à esquerda onde está sinalizado o centro da localidade e o PAÇO D’ANHA, seguindo as placas azuis de TURISMO DE HABITAÇÃO.


Localização no Mapa

Permitir Localização

Av. da Estrada Real, Vila Nova de Anha

4935-337 - Viana do Castelo

Comentários

Não Existem Comentários!

750

Nós levamos muito a sério a proteção dos dados. Para isso garantimos que os seus dados são usados para fins de comunicação, notificação e email marketing. Nós não usamos os seus dados para outros fins ou de fornecer a terceiros sem a sua expressa autorização.




Parceiros na mesma localidade

loader