Descrição Flores

Booking.com

Integrada na rede mundial de Reservas da Biosfera da Unesco, a ilha das Flores, território mais ocidental dos Açores e da Europa, tem paisagens que são verdadeiros paraísos. Esta ilha integra o Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores em conjunto com a ilha do Corvo.

Se há lugares privilegiados pela natureza, a ilha das Flores é um deles, e aos seus 141,4 km2 de superfície repartidos por 2 concelhos, o de Santa Cruz e o das Lajes, acresce a simpatia da população, tornando-a num destino obrigatório nos Açores.

Caraterizada por uma costa muito recortada e extremamente escarpada, as Flores conjugam-se sob o elemento água: cascatas, lagoas, ribeiras e poços formam um catálogo de experiências inesquecíveis, parecendo que concentram dentro de si toda a beleza natural que se encontra dispersa pelas outras ilhas do Arquipélago.

O que se destaca desta ilha é: Pequena fajã onde se avistam cerca de duas dezenas de cascatas, tendo a mais imponente uma queda vertical de 300 m. O Poço do Bacalhau, Localizado na Fajã Grande é uma pequena piscina alimentada por uma cascata de 90 m, onde se pode tomar banho. Fajã de Lopo Vaz, Tem o nome de um dos seus primeiros povoadores.Terá sido o primeiro local habitado na Ilha. Nesta fajã existem caprinos a viver em estado selvagem. As sete lagoas, inseridas na caldeira das Flores, têm nomes relacionados com as suas características físicas e paisagísticas: Lagoa Funda, Branca, Seca, Comprida, Rasa, Lomba e a Negra com 100 m de profundidade. O Ilhéu de Monchique, é o ponto mais ocidental da Europa, servia como ponto de referência para calibrar os instrumentos de navegação e confirmar as rotas. Não perca também a oportunidade de percorrer os trilhos existentes na Ilha.