Este trilho desenvolve-se na União Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, onde leva o pedestrianista a conhecer diversos pontos de interesse naturais e culturais, entre estes, no lugar da Lomba e logo à partida, a Igreja de Santa Maria Madalena, construída no século XVIII e classificada como Monumento de Interesse Público.
Igreja de Sta. Maria Madalena, Agadão
Águeda
A paisagem é marcada pela floresta das encostas serranas, onde predomina o eucalipto. Contudo, ao longo do trilho, sobretudo na faixa mais próxima do rio Agadão, é possível encontrar espécies como carvalhos, castanheiros, sobreiros,
medronheiros, gilbardeira, azevinho, feto-real entre outras espécies características das áreas ripícolas e da zona. A maior parte do trajeto desenvolve-se junto ao rio Agadão onde as águas cristalinas deixam descobrir alguma da fauna aqui existente. As quedas de água, os parques de merendas e o parque fluvial da Guistola são também outros dos pontos de atração deste trilho, que convidam ao descanso e a momentos de lazer.
* Partida e chegada: Igreja de Sta. Maria Madalena, Agadão
* Âmbito: Ambiental, paisagístico, cultural e desportivo
* Tipo de percurso: de pequena rota, circular, por caminhos rurais e florestais pedestres
* Distância: 5 km
* Duração prevista: 2h00 horas
* Grau de dificuldade: Médio
DOWNLOAD DO FOLHETO
https://www.cmagueda.pt/cmagueda/uploads/writer_file/document/3298/PR11_valeserrano.pdf
Fonte: https://www.cm-agueda.pt