Descrição Aljustrel

Booking.com

Situado no coração do Baixo Alentejo, Aljustrel é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja região do Sul de Portugal. com cerca de 4 600 habitantes, na Freguesia de Aljustrel e Rio de Moinhos. Aljustrel é bastante conhecida nacional e internacionalmente pelas suas Minas, Património Industrial Mineiro e Geológico, onde é também conhecida pelo seu Santuário da Nossa Senhora do Castelo. A vastidão dos seus campos e a planície a perder de vista caracterizam este concelho, cuja sede é considerada uma das mais antigas povoações de Portugal.
 
Duas colinas, um vale, casario em socalcos, paisagem a perder de vista e um passado milenar. É Aljustrel, do alto da Senhora do Castelo.

Possui a mina de Aljustrel algumas instalações industriais mineiras já desactivadas, que são testemunho único de práticas mineiras que vêm do séc. XIX, com imenso património móvel e imóvel, de arqueologia clássica e industrial.

A gastronomia regional alentejana é extremamente rica e variada, a base da gastronomia sul-alentejana são o pão, a água e os temperos. O que faz a diferença é o bom pão alentejano, com fermento da massa e cozido em forno de lenha; os condimentos e ervas aromáticas. Os gaspachos (que também podem ser vinagradas ou lavadas), as migas, as açordas, os cozidos de grão e de feijão e as sopas e ensopados serão alguns dos pratos mais característicos da nossa cozinha tradicional.

Em Aljustrel existe uma vasta e interessante oferta cultural: A Feira do Campo Alentejano, realiza-se anualmente no Parque de Exposições e Feiras, no 2.º fim-de-semana de Junho (Santo António), Festa de Santa Maria – Messejana, Vin&Cultura – Ervidel  (Novembro de 2016), Roxo Summer Fest (Setembro de 2016), Noite Branca, existe ainda uma programação diversa que vai da música mais popular das Quartas à Noite (meses de Julho e Agosto) à mais alternativa do espaço Oficinas de Formação e Animação Cultural (todo o ano), ou dos bailes populares no Mastro da Praça da Resistência (Junho, Julho e Agosto), Marchas Populares (noite de Santo António) ou da Cesta de Animação de Ervidel (Agosto). Acontecem também com regularidade exposições de artes plásticas, cursos e workshops, cinema...