Igreja de Santa Eulália, paroquial de Tenões

Igreja de Santa Eulália, paroquial de Tenões

A igreja de Santa Eulália de Tenões (ou Telões, como também aparece na documentação medieval) é um dos mais adulterados templos tardo-românicos nacionais. A sua configuração geral aponta para que a construção se tenha dado já depois do momento de maior fulgor desta freguesia - o século XIII (altura em que este território era perfeitamente autónomo da vizinha Braga) -, como o prova a modéstia do produto final, denunciando já as formas góticas do século XIV nortenho.
 



R. Santa Eulália 59

Braga

Descrição

Tenões é, assim, uma daquelas freguesias medievais amplamente documentadas, que reforçou o estatuto do Entre-Douro-e-Minho como a mais densamente povoada região dos primeiros tempos do reino português. 

A primeira referência documental conhecida data ainda da primeira metade do século XI (1043) e as alusões posteriores, até às Inquirições de 1220, não deixam dúvidas sobre a importância da freguesia no contexto regional, em que a proximidade de Braga certamente funcionou como um claro factor de desenvolvimento.

Fonte: https://www.cm-braga.pt/


Localização no Mapa

Permitir Localização

R. Santa Eulália 59 Braga

Comentários

Não Existem Comentários!

750

Nós levamos muito a sério a proteção dos dados. Para isso garantimos que os seus dados são usados para fins de comunicação, notificação e email marketing. Nós não usamos os seus dados para outros fins ou de fornecer a terceiros sem a sua expressa autorização.




Parceiros na mesma localidade

loader