Descrição Guimarães

Booking.com

Considerada  uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, Guimarães tornou-se definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

O local de nascimento de Portugal, com um castelo e muralhas medievais, alberga o centro histórico magnificamente bem preservado. Nos claustros da Igreja da Nossa Senhora da Oliveira está situado o Museu Alberto Sampaio, no claustro do Convento de São Domingos está situado o Museu Martins Sarmento e no antigo Convento Dominicano está situado o Museu de Arte Sagrada. Como grande destaque temos o palácio medieval dos Duques de Bragança (século XV), a Igreja de São Miguel (Romanesca), a Igreja de Santos Passos (Barroco) e o Mosteiro da Santa Marinha da Costa.

Guimarães, como todo o Minho, é palco de festas populares que têm lugar principalmente no Verão, em praticamente todas as suas freguesias. São disso exemplo o S. Pedro de Caldas das Taipas, a Romaria Grande de S. Torcato, o S. Jorge e o S. Brás em Pevidém, as Cruzes de Serzedelo, o S. Tiago em Ronfe, o S. João em Polvoreira.
As Gualterianas são as Festas maiores, as Festas da Cidade e decorrem no primeiro fim-de-semana de Agosto.
As Nicolinas são as Festas dos estudantes do ensino secundário, mas há muito envolvem toda a Cidade, ano após ano, entre 29 de Novembro e 7 de Dezembro.

Os principais pratos revelam-se nas receitas tradicionais da cozinha minhota e não são muito diferentes dos que se podem encontrar noutras cidades do Minho: arroz de frango de "pica no chão", rojões e bucho recheado, papas de sarrabulho e arroz do mesmo, bacalhau assado ou recheado. A acompanhar estes pratos está, invariavelmente, o vinho verde da região.
A doçaria tradicional vimaranense é composta por doces conventuais: o toucinho-do-céu e as tortas de Guimarães.

O seu artesanato é bastante conhecido pelos casais de namorados, devido à Cantarinha dos Namorados, uma espécie de cântaro feito em barro vermelho e polvilhado de mica branca.