Bragança



Localização no Mapa

Permitir Localização


Sugestões

Descrição

Bragança é uma bonita cidade histórica, com forte legado medieval, situa-se no extremo Norte de Portugal, próxima da fronteira com Espanha, na região anteriormente conhecida como Trás-os-Montes. Durante Séculos teve um papel importante na defesa do território, graças á sua localização estratégica. As dificuldades de acesso que permitiu a manutenção de tradições e costumes por longos séculos. Bragança era já uma povoação importante no período de ocupação romana.

O núcleo urbano medieval, murado e acastelado, no século XII, mantém-se na Cidadela, dignamente representada pela imponente Torre de Menagem do Castelo, pelo Pelourinho, pela Igreja de Santa Maria e pela Domus Municipalis, edifício único na Península Ibérica de arquitectura Românica, com a forma de um pentágono irregular, construído no século XII, e a Torre da Princesa, um magnífico miradouro com vista para a cidade.

Constituído por excelentes monumentos dignos de registo como a bonita Praça da Sé, o Cruzeiro de 1689, a Sé Catedral do século XVI e o Palacete dos Calaínhos do século XVIII. O património religioso é igualmente rico e bem próximo situa-se o Parque Natural de Montesinho.

Como Chegar



Bragança dispõe de bons acessos por estrada a todos os destinos de norte a sul do país, assim como da Europa. O acesso faz-se pela A4, IP2 e N103, articulando-se estes com outros eixos rodoviários principais.

Acesso | Distâncias | Tempo

Porto - Bragança - 209 Km | 01h45m
A4-Porto/Bragança

Lisboa - Bragança - 491 Km | 04h15
A1 |IP6 | A23 |IP2| A4: Lisboa – Torres Novas – Abrantes – Guarda – Macedo de Cavaleiros - Bragança

Madrid - Bragança - 362 Km | 03h15m
A6/N.VI- Madrid/Tordesilhas- N122/E.82 Tordesilhas/Zamora/Alcañices - IP4 Bragança)

Valladolid - Bragança - 204 Km | 02h00m
N.620/E.80- Valladolid/Tordesilhas- N122/E82 Tordesilhas/Zamora/Alcañices - IP4 Bragança

Salamanca - Bragança - 169 Km | 01h45m
N.160- Salamanca/Zamora/Alcañices - IP4 Bragança

Vigo - Bragança - 236 Km | 03h15m
A52- Vigo/Puebla de Sanabria- E.622 Puebla de Sanabria/Bragança

O que Visitar

-Apanha da Castanha

-Basílica de Sto. Cristo de Outeiro

-Observação de aves e fauna

-Casas Tradicionais. Montesinho

-Centro Arte Contemporânea Graça Morais

-Centro Ciência Viva

-Cozinha Tradicional

-Domus Municipalis

-Fauna Montesinho

-Festa dos Rapazes

-Igreja e Praça da Sé

-Mosteiro de Castro de Avelãs

-Paisagem

-Teatro Municipal

Gastronomia

A gastronomia de Bragança destaca-se pela qualidade dos seus produtos, com sabores e aromas que parecem exalar das paisagens de onde provêm. A confeção simples é orientada por mãos sábias, que conhecem bem a origem dos ingredientes, muitas vezes trazidos diretamente da horta para a cozinha.

Gado que pasta nos lameiros verdejantes, rebanhos alimentados com ervas dos montes. Os pratos de caça confecionam-se nos tradicionais potes, aquecidos no fogo sempre aceso, de onde saem aromáticos estufados e opulentos arrozes que trazem à memória paladares antigos. 

Na mesa transmontana nunca faltam os enchidos, elaborados com conhecimentos ancestrais. À lareira curam-se alheiras, chouriças, salpicões, presuntos, chouriços de mel, e também o típico butelo que, acompanhado pelas casulas (cascas de feijão secas), é protagonista do festival gastronómico realizado na cidade em meados de fevereiro.

 
No outono, dos bosques e dos extensos soutos da região chegam os cogumelos e as castanhas, que marcam presença nas ementas em preparações cada vez mais inovadoras, tanto a acompanhar pratos de carne como em tentadoras sobremesas.

 
É indispensável também provar o mel de castanheiro, o mais característico do concelho de Bragança, tal como os méis de urze ou de rosmaninho, que permanecerão como doces recordações de uma estadia memorável.

 

Carne

-Costeletas de cordeiro

-Cabrito de Montesinho

-Posta de vitela mirandesa

-Enchidos, Alheiras, Chouriças, Salpicões, Presuntos, Chouriço de mel 

-Butelo, acompanhadas com cascas de feijão secas

Peixe

-Trutas preparadas em escabeche ou assadas na grelha, com um único tempero o excelente azeite da região 

Sobremesas e Doces

  -Mel de castanheiro

-Méis de urze ou de rosmaninho