Macedo de Cavaleiros



Localização no Mapa

Permitir Localização

Descrição

Macedo de Cavaleiros é o concelho central do Nordeste Transmontano, bem no coração do Nordeste. Com uma área de 699 km2, faz fronteira com 7 concelhos vizinhos.

Visitar Macedo de Cavaleiros é conhecer o Geopark Terras de Cavaleiros, um território reconhecido pelas redes de geoparques da UNESCO, detentor de singularidades que o distinguem e o afirmam turisticamente.

Uma Natureza em Estado Puro! Enlaçando uma densa área de Rede Natura 2000, sobressaem os 12878 hectares do Sítio de Morais, a riqueza geológica do seu Maciço, a imponência da Serra de Bornes e a extraordinária beleza da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.

Atravessado por diversos cursos de água, são, neste território, muitas as paisagens de suster a respiração. O Património Natural é uma das grandes singularidades deste território, um convite à aventura e a mergulhar em horizontes a perder de vista.

A dinâmica cultural é parte ativa na atração turística do território. Os Caretos de Podence, os Pauliteiros de Salselas e outras associações de igual meritório trabalho, são cartão de visita. Eventos como a Feira da Caça e Turismo (janeiro), o Entrudo Chocalheiro (Carnaval), as Festas e Feira de São Pedro (junho), o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia e o Festival Internacional de Música Tradicional (agosto) e Macedo - Cidade Natal (dezembro), são referências no calendário turístico.

Como Chegar



De carro

por A4
por A4 e IC5
por A7 e A4

 

De Autocarro

Rede Expressos /Santos / Rodonorte Vários destinos diários

O que Visitar

- Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

- Praia do Azibo

- Serra de Bornes

- EcoPark Azibo

- Casa do Careto

- Castelo de Algoso

- Praia Fluvial da Fraga da Pegada

- Castelo de Penas Roias

- Museu do Mel e da Apicultura

- Museu Municipal de Arqueologia Coronel Albino Pereira Lopo

- Museu Martim Goncalves Macedo

- Museu Rural de Salselas

- Pelourinho de Azinhoso

- Ponte de Remondes

- Pelourinho de Frieira

- Solar dos Morais Sarmento

Gastronomia

- Pratos de Caça

- Posta Mirandesa

- Fumeiro

- Grelos

- Cabrito e Bacalhau assados

- Casúlas secas com Butelo

- Azeite

- Vinhos

- Arroz doce, pudim de castanha, rosquilhas e mel