Descrição Fundão

O Fundão é uma cidade portuguesa no distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região das Beiras e Serra da Estrela, com cerca de 8 750 habitantes.

É sede de um município com 700,20 km² de área e 29 213 habitantes (2011), subdividido em 23 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios da Covilhã, Belmonte e Sabugal, a leste por Penamacor e Idanha-a-Nova, a sul por Castelo Branco, a sudoeste por Oleiros e a oeste por Pampilhosa da Serra.

O turismo constitui uma das potencialidades do concelho do Fundão. A Serra da Gardunha como elemento natural principal do concelho, para além da paisagem singular que desperta está no coração de uma oferta turística variada que combina programas de visitação aos ativos patrimoniais mais relevantes do concelho, com a história, as tradições e a identidade do concelho.
 
Destacam-se a aldeia histórica de Castelo Novo, as Aldeias de Xisto de Janeiro de Cima e Barroca, a rede de Casas Temáticas espalhadas por todo o concelho, a Moagem na cidade do Fundão como equipamento cultural de excelência, o Museu Arqueológico Municipal que guarda alguns dos mais importantes achados do país, o Palácio do Picadeiro como sede da Rota da Transumância, associado a  uma cultura imensa de tradições populares combinada com uma gastronomia verdadeiramente única respeitando sempre o que o concelho tem de mais autêntico.

São 12 os percursos pedestres criados na Serra da Gardunha num total de 140 km.

São pequenos percursos que podem ser percorridos a pé em apenas um dia (inferiores a 30 km).

São traçados ao longo de vários caminhos e trilhos da Serra da Gardunha, proporcionando a observação da fauna e da flora existentes na serra e a observação da paisagem.

A rede das Aldeias Históricas é composta por dez antigos aglomerados urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, de grande importância histórica.