Descrição Montemor-o-Velho

Situado no centro de Portugal, o concelho de Montemor-o-Velho pertence ao distrito de Coimbra. Com uma área total de 229km2 distribuída por 11 freguesias, faz parte do Baixo Mondego, uma região privilegiada em destinos turísticos com grande valor cultural, histórico, paisagístico, desportivo e social.

Seja de carro, a pé, de bicicleta ou a cavalo, Montemor-o-Velho convida à contemplação, à atenção ao detalhe das ruas dos centros históricos. Do alto dos miradouros de Reveles ou de Montemor-o-Velho desfrute de uma paisagem ímpar, que vai mudando tranquilamente de cores ao longo das estações, e apaixone-se pelo Baixo Mondego.

O imponente Castelo, a maior fortificação do Mondego e uma das mais belas do País, marca a paisagem e a vivência de Montemor-o-Velho. Ali respira-se história e quase podemos voltar aos tempos das lutas de reconquista do território, dos sacrifícios dos heróis nacionais e dos amores proibidos de D. Pedro e Inês de Castro. Descubra ruas medievais extramuros onde a fidalguia de casas oitocentistas ou a ingenuidade popular dos recantos continuam a surpreender. De destacar ainda a riqueza arquitetónica das casas senhoriais, das Igrejas e da arte sacra um pouco por todo o concelho, principalmente nos centros históricos de Tentúgal, Pereira e Montemor.

Na margem esquerda do Rio Mondego situa-se a Vila de Pereira. Depois de deambular pelas pitorescas ruelas, repletas de belos edifícios, como o Celeiro dos Duques de Aveiro ou a Igreja da Misericórdia, é tempo de se deliciar com as saborosas Queijadas de Pereira. Do outro lado do rio, a Vila de Tentúgal parece saída de um filme de época. Para além do vasto património edificado, de que são exemplos o convento de Nossa Senhora do Carmo e as Igrejas Matriz e da Misericórdia, deixe-se deslumbrar com os singulares pormenores da Vila e maravilhe-se com a deliciosa doçaria conventual.

A paisagem natural concelhia é um dos melhores postais ilustrados da região.

Dos extensos arrozais nasce o saboroso Arroz Carolino do Baixo Mondego, muito apreciado por chefes de renome e que ganha cada vez mais admiradores. Mais a norte, nas terras da Gândara, o setor agropecuário e das hortícolas mostra, mais uma vez, a excelência, mesclando o saber transmitido de geração em geração com a tecnologia mais moderna.

Outros recursos naturais invejáveis em Montemor-o-Velho são os Pauis de Arzila e do Taipal onde se pode observar um elenco extenso de espécies de fauna e flora protegidas. Caniçais, canaviais, juncos, nenúfares, patos, cegonhas, garças-vermelhas ou águias-pesqueiras são algumas das espécies que fazem destes locais autênticos santuários de fauna e flora.

O Europaradise é um parque zoológico que proporciona um agradável passeio pela Natureza enquanto se pode observar dezenas de animais de todo o mundo. Tigres, avestruzes e macacos são algumas das espécies que podem ser admiradas. (http://www.europaradise-park.com)