O Castelo dos Mouros é um ponto privilegiado para admirar a vista que se estende desde Sintra até ao mar. Serpenteando por dois cumes da Serra de Sintra, o Castelo remonta aos primórdios da ocupação peninsular pelos mouros, no século VIII.
Estrada da Pena 2710-609 Sintra
Sintra
Após a conquista de Santarém, o rei D. Afonso Henriques impôs um cerco a Lisboa, que se estendeu por três meses.
Embora se tenha entregado o Castelo de Sintra voluntariamente, após a queda de Lisboa, reza a lenda que, nessa ocasião, receoso de um ataque surpresa às suas forças, por parte dos mouros de Sintra, o soberano incumbiu D. Gil, um cavaleiro templário, de formar um grupo com vinte homens da mais estrita confiança para, secretamente, ali observarem o movimento inimigo, prevenindo-se, ao mesmo tempo, um deslocamento dos mouros de Lisboa, via Cascais, pelo rio Tejo até Sintra.
Os cruzados colocaram-se a caminho sigilosamente de noite, para evitarem serem avistados, ocultando-se de dia, pela estrada de Torres Vedras até Santa Cruz, pela costa até Colares, buscando ainda evitar Albernoz, um temido chefe mouro de Colares, que possuía fama de matador de cristãos. Entre Colares e o Penedo, Nossa Senhora apareceu aos receosos cavaleiros e lhes disse: "Não tenhais medo porque ides vinte, mas mil ides".
Desse modo, cheios de coragem porque a Nossa Senhora estava com eles, no final de cinco dias de percurso confrontaram o inimigo, derrotando-o e conquistando o Castelo dos Mouros. Em homenagem a este feito foi erguida a Capela de Nossa Senhora de Milides ("mil ides"), em Colares.
Horários e preços:
Horário 2019/2020
CASTELO DOS MOUROS
09h00 – 18h30, último bilhete e última entrada 18h00
Tarifário 2019/2020
Bilhete adulto (de 18 a 64 anos) – 8 euros
Bilhete jovem (de 6 a 17 anos) – 6,5 euros
Bilhete sénior (maiores de 65 anos) – 6,5 euros
Bilhete família (2 adultos + 2 jovens) – 26 euros
Opte por bilhetes combinados (disponíveis nas nossas bilheteiras físicas) para obter um preço mais reduzido na visita a vários locais.
Aos domingos, durante todo o dia, os munícipes do Concelho de Sintra estão isentos de pagamento de entrada nos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra. Para usufruir desse direito, devem ser apresentados documentos oficiais que comprovem a residência como, por exemplo, Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade, Carta de Condução, Cartão de Contribuinte ou Cartão de Eleitor. No caso de apresentação de uma fatura de eletricidade, água, gás, entre outras, esta tem que ser acompanhada de documento identificativo para verificação do nome do titular da fatura.
Fonte: https://visitsintra.travel/pt/visitar/monumentos/castelo-dos-mouros