A região conserva vestígios de civilizações atribuídas a épocas proto e pré-históricas, como gravuras rupestres, castros, dólmenes e mamoas, mas também guarda traços romanos, celtas, suevos, visigodos e de tantos outros povos que habitaram este território privilegiado, deixando monumentos e marcas que o tempo não apagou.

O Minho é a região portuguesa onde as tradições se mantêm fortes e fazem parte do quotidiano do povo e o folclore é o exemplo mais vivo. As danças e os cantares do Minho são uma Cultura importante para os Turistas, onde as cores e a alegria do povo são contagiantes e caracteriza o homem e a mulher minhota.

 

SÍTIOS PATROMÓNIO MUNDIAL NO NORTE DE PORTUGAL   (Brochura Turismo do Porto e Norte de Portugal)

     Guia

 

FORTALEZAS DA COSTA NORTE DE PORTUGAL (Brochura do Porto e Norte de Portugal)

     Guia

 

MONUMENTOS A NORTE (Brochura do Porto e Norte de Portugal)

    Guia 

 

Danças, desde verdegares a fandangos, passando por chulas, malhões e caninhas-verdes, sendo o vira , a dança mais popular, graças ao ritmo e vibração que lhe é exigido, pelo som das vozes e dos instrumentos que o acompanham, composta por bombos, violas braguesas, ferrinhos, cavaquinhos e concertinas. Não há ninguém que fique indiferente a este hino de celebração da vida, de consagração do espírito de festa e de harmonia.