O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi criado como uma reserva da Biosfera, para proteger um conjunto de ecossistemas, fauna e flora, inserida em cerca de setenta mil hectares de Vales férteis, ribeiros, cascatas de águas das nascentes e rios, zonas arborizadas, falésias escarpadas, região de serras e planaltos pode podem ir até 1500 metros de altitude... circunscrita em território Português e região da Galicia em Espanha...
Parque Nacional Peneda-Gerês
Arcos de Valdevez
Com a presença de 117 espécies endémicas da Península Ibérica. Na fauna, destacam-se 204 espécies protegidas a nível nacional e/ou internacional e 71 espécies com estatuto de ameaça.
O património histórico inclui uma variedade de representações da ocupação neolítica, uma representação importante da ocupação romana e numerosos exemplos de arquitetura medieval. Curiosos povoados, arquitetura em socalcos, paradas de espigueiros, prados de lima, entre outros, revelam uma engenhosa adaptação dos habitantes às características do meio. “O elevado valor do património natural, a diversidade e beleza paisagísticas, as características topográficas de montanha e as condições climatéricas conferem à região um forte potencial turístico. Reúne as condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades económicas relacionadas com os recursos endógenos, nomeadamente a agricultura, a pecuária e o turismo de natureza potenciando a promoção de um desenvolvimento sustentável”.
Fonte: https://www.visitarcos.pt/