Os cinéfilos encontram em Melgaço um interessante local de culto do cinema, caso único no país. Falamos do Museu do Cinema Jean Loup Passek, onde é possível conhecer dezenas de objetos relacionados com a história do cinema. Este espaço reúne um vasto espólio doado ao município por Jean-Loup Passek. Passek dirigiu o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, e foi diretor do Festival de Cinema de La Rochelle.
Partilhar Beco das Muralhas 15, 4960-534
Melgaço
Localizado na zona histórica de Melgaço, mais propriamente no edifício da antiga guarda-fiscal, este espaço reúne um vasto espólio doado ao município por Jean-Loup Passek – que lhe empresta o nome. Passek dirigiu o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, e foi diretor do Festival de Cinema de La Rochelle. É esta paixão de Passek pelo cinema e pela Vila de Melgaço que permite, actualmente, desfrutar desta original coleção, que demorou cerca de cinco décadas a compilar.
Passando de sala em sala, saltam à vista milhares de cartazes e fotografias, máquinas do tempo do cinema mudo, equipamentos mais modernos e muitos, muitos filmes. Para além de uma zona de exposição permanente, o espaço oferece ainda um pequeno auditório e espaços dedicados a exposições temporárias. Dedique uma atenção especial à exposição do Pré-cinema, onde se deleitará com objetos raros e originais, como as lanternas mágicas, os zootrópios, os fenaquistiscópios e os praxinoscópios.
Conheça o percurso do cinema ao longo dos tempos, a evolução da também designada “máquina dos sonhos”. O cinema faz, efectivamente, sonhar.
Fonte: https://www.cm-melgaco.pt