Descrição Oliveira de Frades

Oliveira de Frades é uma vila portuguesa do Distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região Viseu Dão-Lafões, com cerca de 2 800 habitantes. É sede de um município com 147,45 km² de área e 10 261 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias.

Trata-se de um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, consistindo em duas porções, uma principal, de maiores dimensões, onde se situa a vila, e a outra menor, poucos quilómetros para sudeste. O território principal é limitado a nordeste pelo município de São Pedro do Sul, a sueste por Vouzela, a sudoeste por Águeda, a oeste por Sever do Vouga e a noroeste por Vale de Cambra. O território secundário (exclave) é limitado a norte e nordeste por Vouzela, a sul e sudoeste por Tondela e a oeste por Águeda.

As Serras do Caramulo, das Talhadas, do Ladário, da Gralheira, os rios Vouga, Alfusqueiro e Teixeira definem os contornos físicos do concelho de Oliveira de Frades. A altitude confere-lhe o toque de clima de interior. O Vale do Vouga adoça essa agressividade climática e fá-lo aproximar de um clima temperado atlântico, agradável quase todo o ano.

O Rio Vouga, que nasce da Serra da Lapa é o principal curso de água que percorre o Concelho

Oliveira de Frades é a Capital do Frango do Campo.

As Festas da Vila realizam-se entre 13 e 19 de Julho todos os anos, sendo no último dia, à hora de almoço e jantar uma mostra gastronómica de Frango do Campo.

No alto das serras encontram-se vários miradouros e no fundo dos vales, escondem-se aldeias serranas, de casario escuro e ruas estreitas e o clima agreste e a rusticidade sublime do granito moldam a paisagem