A Ria de Aveiro é uma lagoa costeira de baixa profundidade e extensas zonas entre marés. Estende-se por 45 km ao longo da costa ocidental de Portugal desde Ovar até Mira. A área total da Ria que está coberta durante a preia-mar varia entre 83 km2 em maré viva e 66 km2 de maré morta. A profundidade média é de cerca de um metro e a profundidade máxima, é mantida artificialmente nos canais de navegação, entre os 4 e os 7 metros.
Ria de Aveiro
Ílhavo
A Ria de Aveiro constitui hoje, a par do estuário do Tejo e da costa do Algarve, uma das regiões mais propícias para a prática da náutica de recreio e do turismo náutico.
A já referida atividade marítimo-turistica praticada a bordo dos moliceiros está em franco desenvolvimento e a pesca desportiva bem como os desportos náuticos, constituem – se hoje como as novas atividades no interior da laguna (in Estudo de Atividades Económicas e suas Dinâmicas – Relatório Final, Polis da Ria de Aveiro, setembro 2011, adaptado).
No presente, existem na Ria de Aveiro 6 estações náuticas certificadas como tal: Ílhavo, Aveiro, Vagos, Murtosa, Ovar e Estarreja. "Ria de Aveiro" é também o nome que é dado ao destino turístico que, se inspira no nome desta laguna e que inclui os 11 municípios desta região: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo. Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Fonte: http://www.visitilhavo.pt