Descrição Amadora

Booking.com

“A Amadora é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito e área metropolitana de Lisboa. É sede de um dos mais pequenos municípios de Portugal, com apenas 23,79 km², mas com mais ou menos 175 000 habitantes, sendo o mais densamente povoado do país e a quarta cidade mais populosa de Portugal, dividindo-se em seis freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Odivelas, a sueste por Lisboa, a sul e oeste por Oeiras e a oeste e norte por Sintra.

O território concelhio é habitado desde tempos remotos, com diversos vestígios da ocupação pré-histórica da área. No entanto, a cidade da Amadora constituiu-se em torno do lugar da Porcalhota, servida pela Capela de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, sede de irmandade própria que dispunha de avultados bens. 

Pertenceu, entre os séculos XIX e XX, ao concelho de Oeiras, sendo em 1936 que se desmembra de Carnaxide e passa a constituir freguesia, enquanto que é elevada a vila no ano seguinte.

 Em 1979, é elevada a cidade e passa a dispor de município próprio pelo seu desenvolvimento demográfico. Inicialmente de cariz rural e pontilhado de aldeias e pequenos casais, o concelho foi-se desenvolvendo em virtude da melhoria das acessibilidades, especialmente após a construção da Linha de Sintra. Entre as décadas de 1950 e 1970, sofreu uma explosão demográfica em virtude da sua posição dentro da primeira coroa envolvente à capital.”

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.