Atualmente, o Campo Pequeno acumula a sua valência inicial, como praça de touros, com a de sala de espetáculos multiusos, integrada num centro de lazer, que conta também com uma moderna galeria comercial e um parque de estacionamento subterrâneo.
Campo Pequeno
Lisboa
Capacidade da sala: 8770 lugares.
Edifício de planta circular, originalmente destinado a corridas de touros, foi construído no final do séc. XIX, a partir de 1891, vindo a ser inaugurado em 18 de agosto de 1892.
Projetada pelo arquiteto. José Dias da Silva e inspirada na já desaparecida praça touros madrilena, traduz um exemplar de arquitetura revivalista, em particular neoárabe.
Desenvolvida em quatro pisos bastante rasgados, a praça apresenta torreões com cúpulas bolbiformes, sendo coberta ao centro por cúpula e lanterna cilíndrica com remate bolboso, de feição orientalizante e vazada por arcos redondos ou em ferradura, igualmente islamizantes, como é exemplo o do portal principal. A acentuar o seu carácter mudéjar toda a fachada, corrida, é revestida por tijolo de cor natural.
No interior, a praça é em chão de areia com bancadas, galerias e camarotes em círculo.
Foi objeto de obras de remodelação, concluídas em 2006, segundo projeto do arquiteto José Bruschy, com a colaboração dos arquitetos Pedro Fidalgo, Filomena Vicente, Lourenço Vicente, João Goes Ferreira e Gonçalo Teixeira.
Telefone: +351 217 998 450
Email: geral@campopequeno.com
Fonte: https://visitar.lisboa.pt/explorar/locais-de-interesse/praca-de-touros-do-campo-pequeno