Porto



Localização no Mapa

Permitir Localização


Sugestões

Descrição

A cidade mais importante do Norte emprestou o seu nome ao famoso vinho e a Portugal. Deve conhecer os seus bairros típicos, especialmente a zona ribeirinha e a zona animada da baixa. Um vasto Património Cultural que deixa os visitantes encantados. Não deixe também de visitar as adegas de Vila Nova de Gaia e de provar o famoso Vinho do Porto

 Durante as décadas de 1980 e de 1990 as investigações arqueológicas realizadas nas traseiras da Sé, permitiram identificar um perfil estratigráfico  que ilustra a evolução do núcleo primitivo da cidade, concluindo-se que a sua ocupação foi quase contínua desde os finais da Idade do Bronze.

Ao longo deste tempo, e muito particularmente nos últimos mil anos, este pequeno pedaço de território e as suas gentes tiveram um papel primordial e único na história de Portugal. Foi no Porto que surgiu o nome do país, Portus Cale, que surgiram os primeiros impulsos para as viagens dos descobrimentos, era ponto obrigatório da atividade mercantil, e onde se iniciaram as exportações do vinho do porto, célebre até aos dias de hoje.

Para comprovar a importância desta cidade, em 1996 a Unesco conferiu à cidade o estatuto de «Cidade Património Mundial» e em 2001, juntamente com Roterdão, é aclamado como Capital Europeia da Cultura.

Conhecida como a Cidade Invicta, ou seja, invencível, o Porto foi considerado "Melhor Destino Europeu 2014" devido às suas características únicas que atraem milhares de visitantes todos os anos. No Porto temos um conjunto de monumentos e espaços históricos para visitar, temos rio e mar onde se podem realizar diversas atividades, tal como os cruzeiros do Rio Douro, temos empresas que proporcionam atividades de lazer para todas as idades, temos animação noturna e temos uma gastronomia única e multifacetada, apreciada por portugueses e estrangeiros.

Como Chegar



Com acessos por via terrestre e aérea, o Porto é uma cidade de alcance bastante fácil. A via fluvial não é utilizada atualmente, embora haja passeios turísticos no Rio Douro a aproveitar a beleza da paisagem e a navegabilidade do rio.

CARRO

OBTER DIREÇÕES

Do Porto saem três autoestradas, em direção a Lisboa (A1), ao Minho (A3) e a Trás-os-Montes (A4), para além de uma importante via rápida que liga o Porto a Valença (IC1/A28).

AUTOCARRO

O Porto encontra-se ligado a vários destinos na Europa por serviços regulares de autocarros. As empresas com maior número de destinos são a Rede Nacional de Expressos, e a InterNorte.

COMBOIO E METRO

CONSULTAR AQUI

Existem acessos de comboio, através da CP com frequentes ligações internacionais, sobretudo para Paris. O Porto é servido por duas estações principais: Estação de Campanhã e Estação de S. Bento.

O metro é o meio mais rápido para deslocações dentro da cidade e arredores, existindo diferentes linhas para esse efeito: a Linha A (Estádio do Dragão – Senhor de Matosinhos), a Linha B (Estádio do Dragão – Pedras Rubras), a Linha C (Estádio do Dragão – Fórum da Maia) e a Linha D (Câmara de Gaia – Pólo Universitário).

 

LINHA AEREA MAIS PRÓXIMA

Aeroporto Francisco Sá Carneiro

CONSULTAR AQUI

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/porto.jpg

O aeroporto Francisco Sá Carneiro é bastante próximo, estando a cerca de 15 minutos de carro.

Localização
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Pedras Rubras - Moreira
4470-558 Maia
 
Coordenadas: 41º 14' 15'' N / 8º 40' 13'' O
Contacto
Telefone: +351 229 432 400

 

Vigo - Aeroporto de Vigo

CONSULTAR AQUI

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/vigo.jpg

Localização: Vigo - Espanha

Serviço de Informação Aena: +34 902 404 704

 

Compostela - Aeroporto de Compostela

CONSULTAR AQUI

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/compostela.jpg

Localização: Santiago de Compostela - Espanha

 

Lisboa - Aeroporto Humberto Delgado

CONSULTAR AQUI

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/800px-aeroporto_de_lisboa_1_.jpg

Localização: 
Alameda das Comunidades Portuguesas, 
1700-111 Lisboa
+351 218 413 500
 

O que Visitar

Existem milhares de encantos e recantos que vale a pena descobrir na capital do norte de Portugal.

O Porto é uma das cidades mais antigas do país e, como tal, o seu percurso é sinuoso e pitoresco. Além da história e da cultura, o Porto é também lazer, diversão e vida nocturna.

Porto é uma das cidades mais antigas do país e, como tal, o seu percurso é sinuoso e pitoresco. É uma experiência única passear por suas ruas e sentir o pulsar da cidade. Pegue o bonde até a foz do rio Douro e conheça as excelentes praias e os cafés ao ar livre, visite igrejas e monumentos admiradores e conheça o modernismo inconformista dos novos edifícios contemporâneos de arquitetos como Siza Vieira, Souto Moura ou Rem Koolhaas .

Património arquitectónico e histórico um legado único
Embarque numa viagem medieval e atravesse o centro histórico, passando pela Catedral ou pela Torre dos Clérigos. De eléctrico ou a pé, desça até ao par e experimente a sensação de fazer um cruzeiro num barco Rabelo, que veleja no rio Douro. Aproveite a oportunidade para admirar as seis pontes da cidade, visitar as caves do Vinho do Porto e provar este vinho característico num ambiente acolhedor e requintado.

Visite o Museu Casa do Infante, a Igreja de São Francisco, o Palácio da Bolsa, a agradável zona ribeirinha e as bem preservadas ruas da Ribeira e Miragaia. Mas, do mesmo modo, admire a bem presente modernidade da Casa da Música e do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Um destino de congressos e eventos
No Porto e no Norte de Portugal, encontram-se as condições ideais para acolher eventos empresariais e científicos em edifícios emblemáticos e bem equipados. Para sediar congressos e conferências internacionais, você pode escolher centros de congressos de várias competências e diferentes tipos de hotéis: cadeia, charme, design ou moda. Estas unidades são complementadas por um vasto serviço de apoio, sempre com a garantia de uma experiência qualificada e um rigoroso profissionalismo. Para um evento social de mais criatividade, é também o destino ideal devido à enorme variedade de locais de gala disponíveis: castelos, casas senhoriais, palácios, restaurantes, bares de praia, casinos, museus e muito mais!

No Porto e no Norte de Portugal, é sempre possível transformar uma simples transferência para um evento e torná-lo inesquecível, a bordo de um barco, eléctrico ou comboio.

Visitar

-Sé Catedral

-Torre dos Clérigos

-Igreja de S. Francisco

-Casa da Música

-Mosteiro de Nossa Senhora do Pilar

-O Funicular dos Guindais

-Festas Populares

-Gastronomia e o vinho

-Rua Miguel Bombarda

-Rua Galeria de Paris

-Museu de Arte Moderna

-A Estação Ferroviária de São Bento

-A Catedral

-Rua Cândido dos Reis Rua

-Palácio da Bolsa

-Museu de Serralves

-O café Majestic

-Antiga Cadeia da Relação

-Livraria Lello

-Edifício do Instituto do Vinhos do Douro e Porto

-Jardim de São Lázaro

-Jardim do Passeio Alegre

-A Foz do Porto

-Passeio de Comboio junto ao rio Douros

-Caves do Vinho do Porto

-Marginal de Gaia

-Subida do Rio Douro de Barco até as Adegas e do Pinhão.

Gastronomia

A Cidade do Porto dispõe de uma gastronomia rica, acompanhada pelos excelentes vinhos da região, influenciada pelas fortes tradições gastronómicas do Norte de Portugal. A qualidade e frescura do peixe desta localidade Atlântica, enche as ementas dos inúmeros restaurantes da Cidade. Portugal orgulha-se de ter uma costa, onde o peixe é considerado o melhor do mundo. A pesca nos rios também abunda, onde se retira a Truta, a Lampreia e o sável, pratos de peixes muito apreciados. 

Região de boas pastagens, onde os animais crescem de boa saude, traduzindo-se em pratos saborosos e típicos desta região, alguns com denominação de origem protegida, como é o caso das raças Barrosã, Mirandesa, Arouquesa, Maronesa. 

Gastronomia

-O caldo verde (sopa de couve), 

-Cabrito assado no forno

-Enchidos

-Cozido à Portuguesa

-Rojões

-Sarrabulho

-Tripas à moda do Porto

-Francesinha

-Arroz de Cabidela

-Alheira (Mirandela e Mirando do Douro, as mais apreciadas)

-Mariscos

-Bacalhau, confecionado de várias formas, as mais tradicionais da Cidade do Porto, "Gomes de Sá e à Zé do Pipo"

Vinhos

Em termos vinícolas a região não podia ser mais abençoada: é percorrida pelo rio Douro, cuja paisagem de cultura da vinha é Património Mundial. 

Região com uma variedade de colheitas, que emprega uma grande parte da População, onde a fama dos seus vinhos  ultrapassa fronteiras

Com uma variedade de excelentes opções, encontramos:

-Vinhos do Porto

-Vinhos do Douro

-Vinhos verdes e maduros

-Espumantes