É numa zona florestal relativamente isolada, na Travessa dos Sanatórios que encontramos erigidos, defronte para o mar, o conjunto da Clínica Heliântia e o Sanatório Marítimo do Norte.
Avenida Sanatórios - Edifício Heliântia 4405 - 604 - Valadares
Vila Nova de Gaia
A construção destes espaços numa zona florestal e perto da água vai ao encontro do conceito formulado por Arnold Rikli, médico suíço, que dizia que "A água é benéfica; o ar ainda mais, mas a luz é melhor." O Doutor Ferreira Alves após a sua visita à Suiça decide, então, conceber um espaço dedicado à Helioterapia (terapia com sol).
Em 1930 inaugurava-se a Clínica Heliântia. Daí que este edifício, de carácter hospitalar tenha sido projectado em função da luz solar, devido à acção benéfica do mesmo, apresentando as fachadas, nascente e poente, em forma de balcões escalonados, sendo marcadas pelo ritmo das aberturas e fraccionamento através de pilares. Aspecto de destaque é o uso, como elemento decorativo, do girassol, planta do género Heliânthus que terá estado na origem do nome da clínica.
No século XIX-XX houve mesmo um surto de construção deste género de espaços, por todo o mundo, nomeadamente após o aparecimento da tuberculose e outras doenças do foro respiratório, que tinham nestes locais, grande afluência para tratamentos.
Fonte: https://www.cm-gaia.pt/
Avenida Sanatórios - Edifício Heliântia 4405 - 604 - Valadares Vila Nova de Gaia