Mosteiro de Grijó

Mosteiro de Grijó

O Mosteiro terá tido origem numa pequena igreja, fundada no séc.X, sob a invocação de São Salvador. A planta, de 1572, engloba a igreja, o claustro e sacristia. A igreja foi concluída e benzida em 1626 e ocupa uma área destacada no conjunto. De nave única com uma capela-mor, possui ainda três capelas e um altar de cada lado.



Alameda do Mosteiro | 4415-493 - Grijó

Vila Nova de Gaia

Descrição

Junto ao coro alto existe um órgão de tubos de finais do século XVIII inícios do século XIX que foi recentemente restaurado. No século XVIII, o seu interior foi renovado. As artes decorativas do azulejo e da talha, características do Barroco, preenchem o seu interior, com destaque para a capela-mor.

A fachada, que acusa influências flamengas, foi em 1998 enriquecida com vitrais, da autoria do Mestre Júlio Resende, que representam a Trindade e a Criação.

A sacristia é um vasto espaço quase quadrangular com as paredes completamente revestidas a azulejo em tapete policromo.

No claustro destacam-se os painéis de azulejo, representando os evangelistas e doutores da igreja e ao centro uma fonte do início do século XVII. De realçar o túmulo, do séc.XIII, de D. Rodrigo Sanches, feito em pedra ançã, classificado como Monumento Nacional.

Tel.: +351 227 458 104 | +351 227 640 215

Fonte: https://www.cm-gaia.pt/


Localização no Mapa

Permitir Localização

Alameda do Mosteiro | 4415-493 - Grijó Vila Nova de Gaia

Comentários

Não Existem Comentários!

750

Nós levamos muito a sério a proteção dos dados. Para isso garantimos que os seus dados são usados para fins de comunicação, notificação e email marketing. Nós não usamos os seus dados para outros fins ou de fornecer a terceiros sem a sua expressa autorização.




Parceiros na mesma localidade

loader