Ecovias Braga

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/braga.jpg

BARCELOS

1 - Ecovia da Frente Ribeirinha

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/frente-ribeirinha-fao.jpg

Localização: Frente Ribeirinha Rua Doutor José António Peixoto Pereira Machado

Início/Fim: Rua Rosa Ramalho

Fim/Inicio: Rua Rosa Ramalho

Extensão: 1 260 metros

Descrição: O Rio Cávado constitui um elemento chave na paisagem de Barcelos, o qual tem inúmeras potencialidades que lhe são inerentes. Assim, a frente ribeirinha oferece condições excecionais para desfrutar da natureza para a realização de atividades ambientais e desportivas de qualidade. Este espaço situado em plena margem do Rio Cávado proporciona um panorama natural de elevada beleza, sendo o local ideal para contemplar a paisagem em plena cidade. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41°31’43.76” N 8°37’06.81” W

2 - Ecovia do Parque da Cidade

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/image_contentbanner.jpg

Localização: Parque da Cidade Av. Cândido da Cunha

Início/Fim: Campo da República (Campo da Feira)

Fim/Inicio: Campo da República (Campo da Feira)

Extensão: 1 100 metros

Descrição: O percurso selecionado permite a quem o realiza uma verdadeira experiência num espaço verde perfeitamente enquadrado no centro urbano da cidade de Barcelos. Este percurso permite aos seus utilizadores conhecer o Parque da Cidade de Barcelos, descobrir várias espécies animais, principalmente as espécies presentes no lago artificial e também várias árvores autóctones que elevam o património ambiental deste espaço.O parque dispõe também de um conjunto de máquinas para exercício, equipamento ideal para aqueles que desejam complementar a atividade física, bem como de um campo de ténis, perfeito para os amantes desta modalidade. O Parque da Cidade também dispõe de um parque infantil, recheado de atrações para as crianças. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41°31’ 58.15” N 8°36’ 55.26” W

BRAGA

3 - Ecovia de Braga

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/avenida_central_de_braga_em_hdr.jpg

Localização: Margens do rio entre as Freguesias de S. Vítor e Maximinos

Início/Fim: Freguesia de S. Vítor, Complexo Desportivo da Rodovia

Fim/Inicio: Freguesia de Maximinos, Rua 5 de outubro

Extensão: 3080 metros

Descrição: Percurso ao longo das margens do Rio Este, com dois cruzamentos por vias de trânsito. Possui uma largura média de 2,5 metros, postes de iluminação de 15 em 15 metros. Tem 10 pontes ao longo do percurso, cinco bebedouros. Existe ainda uma zona de aquecimento e alongamentos no início e no final da ecovia, assim como zona de estacionamento público no início da mesma. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 
41.551425 -8.405014
41,537681 -8,432330

CABECEIRAS DE BASTO

4 - Ecopista da Linha do Tâmega

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/12651.jpg

Localização: Linha do Tâmega

Início/Fim: Arco de Baúlhe

Fim/Inicio: Vila Nune

Extensão: 5 500 metros

Acessibilidades: Junto ao edifício do Museu das Terras de Basto e pelo Nó de Basto na saída da autoestrada A7

Descrição:  A Ecopista do Tâmega resulta de um protocolo estabelecido, em 2007, entre o Município de Cabeceiras de Basto e a REFER, tendo em vista a reconversão da antiga linha do comboio do Vale do Tâmega em Ecopista, permitindo a sua utilização para percursos pedestres, de bicicleta ou qualquer outra não motorizada. Esta ecopista permite um contacto mais próximo com o património natural, nomeadamente, as paisagens verdejantes, as aldeias e o Rio Tâmega, assim como com o património arquitetónico e histórico, de que é exemplo a Estação do Arco de Baúlhe, onde está instalado o Museu das Terras de Basto e também o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, entre outros motivos de interesse concelhios. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

CELORICO DE BASTO

5 - Ecopista do Tâmega

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/1476438816.6623_12893866865a61d4ba4f8d6.jpg

Localização: Instalada no espaço canal da desativada Linha do Tâmega, no percurso entre Amarante e Arco de Baúlhe, a meia encosta pela margem direita do Rio Tâmega.

Início/Fim: Estação de Amarante
Concelho de Amarante

Fim/Inicio: Estação de Arco de Baúlhe Concelho de Cabeceiras de Basto

Extensão: 39100 metros, dos quais 24200 metros no concelho de Celorico de Basto, 9600 metros concelho de Amarante e 5300 metros no concelho de Cabeceiras de Basto.

Acessibilidades: Através da autoestrada A4, seguindo pela variante à Estrada Nacional 210, em direção a Celorico de Basto. Pela autoestrada A7, na saída de Fafe, seguindo a Estrada Nacional 206 ou na saída do Arco de Baúlhe, seguindo pela Estrada Nacional 210, em direção a Celorico de Basto.

Descrição: Construída no espaço do canal desativado da linha ferroviária, destina-se à circulação pedonal ou de bicicleta. O percurso tem pouco declive e é acessível a todos. A Estação de Celorico de Basto é o espaço central desta ecopista. Ali é possível visitar um núcleo interpretativo, adquirir produtos locais no posto de vendas, encontrar alojamento no edifício ou no albergue, alugar bicicletas; trocar de roupa e tomar um banho retemperador no final da jornada. Possui estacionamento especial para pessoas com mobilidade condicionada próximo dos pontos de entrada e saída dos edifícios e instalações sanitárias adaptadas. De Celorico para norte, a ecopista tem 17 kms até à Estação do Arco de Baúlhe. De Celorico para sul, o percurso tem cerca de 22 kms até à estação de Amarante. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41° 23’ 5” N 8° 0’ 0.47” W

ESPOSENDE

6 - Ecovia Ribeirinha de Esposende

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/1459440375.4408_1295073865a61da066c233.png

Localização: Avenida Eng. Eduardo Arantes e Oliveira

Início/Fim: Parque Radical Esposende

Fim/Inicio: Forte S. João Baptista

Extensão: 2 000 metros

Acessibilidades: Através daAvenida Marginal de Esposende ou pela EN13 Porto Viana

Descrição: Ecovia plana com uma extensão aproximada de 2 kms, onde o Rio Cávado e o Estuário permitem uma vista única sobre a zona ribeirinha do Cávado, com vista sobre o Parque Natural e Estuário do Rio Cávado. (Fonte externa:Portoenorte.pt)

GPS:
41°31’56.5”N 8°46’59.4”W
41.532366, -8.783177

FAFE

7 - Ecopista Partilhada de Fafe

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/19347655_sjqpb.jpg

Localização: Parque da Cidade Fafe / Fareja | Fafe

Início/Fim: Fafe | Parque da cidade

Fim/Inicio: Fareja | Fafe

Extensão: 8 300 metros

Acessibilidades: Rua Cidade de Guimarães (Fafe) | Rua Fieis de Deus | Campo Futebol Cepães Estação de Cepães | Rilhadas Fareja

Descrição:  A criação da Ecopista Partilhada ocorreu, em 1996, após o aproveitamento do traçado da linha de caminho de ferro que ligava Fafe a Guimarães e que foi desativada em 1986. A pista atravessa parte do concelho de Fafe (pelo lado sudoeste) e parte do concelho de Guimarães (pelo lado nascente). Como aproveita a antiga linha de comboio, a pista, destinada a ciclistas e peões, atravessa diversos locais com cruzamento da mesma, o que possibilita aceder à sua acessibilidade em vários pontos ao longo da sua extensão. A Ecopista Partilhada de Fafe é prioritária em relação a todas as vias que cruzam. Esta dispõe de sinalética vertical e horizontal, iluminação pública, bebedouros e mobiliário urbano ao longo da via. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41°27’08.05” N 8°10’21.07” W

GUIMARÃES

8 - Ecopista Guimarães - Fafe

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/4164098master.jpg

Localização: Guimarães - Fafe

Início/Fim: Rua Padre João Oliveira Mesão Frio | Guimarães

Fim/Inicio: Rua dos Aliados Fareja | Fafe

Extensão: 17 000 metros: 10 000 metros em Guimarães e 7 000 metros em Fafe.
Acessibilidades: Início Guimarães na EN 101 saída direção Fafe | Início Fafe
na Rua dos Aliados, saída direção Guimarães

GPS:
Início em Guimarães: 41° 27’ 21.62” N 8° 16’ 1.42” W
Início em Fafe:  41° 27’ 11.62” N 8° 10’ 55.70” W

VILA NOVA DE FAMALICÃO

9 - Ecopista Famalicão Póvoa de Varzim

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/maxresdefault.jpg

Localização: Vila Nova de Famalicão, Brufe, Louro, Outiz, Cavalões e Gondifelos

Início/Fim: Vila Nova de Famalicão

Fim/Inicio: Gondifelos

Extensão: Ramal de V. N. de Famalicão: 10 000 metros | Total 29 000 metros

Acessibilidades: Estação Ferroviária de Vila Nova de Famalicão | EN 206

Descrição: A Ecopista de Vila Nova de Famalicão é resultado do trabalho de recuperação que a Câmara Municipal fez na antiga linha férrea entre Famalicão e a cidade balnear da Póvoa de Varzim, ao abrigo de um protocolo celebrado com a REFER. O percurso desenvolve-se entre a cidade famalicense e o limite do concelho, na freguesia de Gondifelos, numa extensão de 10,2 quilómetros. Está implantado numa zona rural e florestal, bem no coração do Verde Minho. Por entre bosques e milheirais, aldeias típicas e quintas vinícolas, o percurso é um excelente meio para se desfrutar da natureza da região e para a prática desportiva, num ambiente de grande beleza e tranquilidade. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

VIZELA

10 - Ecovia da Marginal Ribeirinha

https://www.portugalplease.com/uploads/imagens/ecopista2.jpg

Localização: Zona Ribeirinha

Início/Fim: Zona do Mourisco

Fim/Inicio: Regato de Sá

Extensão: Aproximadamente 3000 metros

Descrição:  Está situada na margem esquerda do Rio Vizela junto ao belíssimo Parque das Termas de Vizela. Este é um espaço recentemente requalificado pela Câmara Municipal de Vizela. A Ecovia da Marginal Ribeirinha é frequentemente utilizada por ciclistas e até mesmo por peões para a realização de algumas caminhadas. Possui um piso auto drenante pintado, com sinalização horizontal. O grau de dificuldade deste percurso é baixo. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41°22’20.81” N 8°18’23.31” W