Ecovias Bragança

ALFANDEGA DA FÉ

1 - Ciclovia de Alfândega da Fé

Localização: Jardim Municipal Alfândega da Fé

Início/Fim: Praça do Município

Fim/Inicio: Rua Engº Duarte Carrilho

Extensão: 250 metros

Acessibilidades: Centro da cidade

Descrição: A ciclovia localiza-se no coração de Alfândega da Fé, uma vez que contorna parte do Jardim Municipal tornando possível aos seus utilizadores desfrutarem de todo um conjunto de infraestruturas turísticas, culturais e desportivas em redor, como o Centro Cultural, o Jardim das Esculturas “Cabeça do Soldado Romano”, “Portal do Cerejais”, “Nascente” e “Chafariz dos 4 Rios”, a Ribeira Ornamental Biológica e a zona de equipamentos biosaudáveis. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41.341352 -6.962615

BRAGANÇA

2 - Ciclovia do Fervença

Localização: Circular | Em torno do Instituto Politécnico de Bragança | Margem direita do Rio Fervença

Início/Fim: Pode iniciar em qualquer ponto

Fim/Inicio: Pode finalizar em qualquer ponto

Extensão: 3 710 metros

Acessibilidades: Centro da cidade Campus Académico

Descrição: Ciclovia com 2 metros de largura tem o piso em betuminoso colorido verde. Os dois sentidos da via são separados por tracejado branco e identificados através de sinalização horizontal, também pintada a branco no pavimento. A ciclovia começa por abraçar todo o Campus Académico de Santa Apolónia (Instituto Politécnico de Bragança) seguindo, depois, pelo Corredor Verde na margem direita do Rio Fervença até à Casa da Seda e ao Centro de Ciência Viva. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41.801011 -6.760425

3 - Ecopista da Mãe D’ Água

Localização: Antigo ramal ferroviário da cidade de Bragança

Início/Fim: Rotunda do Caçador

Fim/Inicio: Proximidades da Estação Rodoviária

Extensão: 1 710 metros

Acessibilidades: Centro da cidade Circular Interior de Bragança

Descrição: Com uma extensão de quase dois quilómetros, a Ecopista da Mãe d’ Água assenta no antigo canal ferroviário da Linha do Tua. Apresenta uma largura ampla e tem o piso em betuminoso colorido vermelho. Os dois sentidos

da via são separados por tracejado branco e identificados através de sinalização horizontal, também pintada a branco no pavimento. O percurso inicial acompanha a nova Circular Interior de Bragança e o restante desenvolve-se paralelo ao corredor pedonal. (Fonte Externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41.803485 -6.760425

MACEDO DE CAVALEIROS

4 - Ecovia da Albufeira do Azibo

Localização: Albufeira do Azibo

Início/Fim: Praia da Ribeira

Fim/Inicio: Núcleo Central da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

Extensão: 15 600 metros

Acessibilidades: Autoestrada A4

Descrição: Trata-se de um percurso de natureza que acompanha a margem sudoeste da Albufeira do Azibo, permitindo a circulação de bicicletas por terra batida, entre a Praia da Ribeira e o Núcleo Central da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. Este percurso está em toda a extensão inscrito no Geoparque Terras de Cavaleiros. (Fonte externa: Portoenorte.pt) 

GPS: 41, 586300° N 6,905973° W

MIRANDA DO DOURO

5 - Ecopista do Sabor - Troço Sendim - Duas Igrejas

Localização: Miranda do Douro

Início/Fim: Sendim

Fim/Inicio: Duas Igrejas

Extensão: Cerca de 15 000 metros

Acessibilidades: IC5 | N221 | EM´s

Descrição: A desativação da linha ferroviária do Sabor (Pocinho- Duas Igrejas) em 1988 intensificou a degradação de um fabuloso património que demorou anos a erguer. No final de 2011, a REFER e a autarquia de Miranda do Douro acordaram a construção de uma ecopista entre as Estações de Sendim e Duas Igrejas, numa extensão de 15 kms, à semelhança da já ativa ecopista do concelho de Torre de Moncorvo. Foram também assinados protocolos para a recuperação do edificado nas duas estações e no apeadeiro da Fonte Aldeia, devolvendo a estes locais o estatuto de símbolos iconográficos do Nordeste Transmontano. Pretende-se que a ecopista

- em fase de conclusão até final de 2015 - e todos os edifícios, potenciem o riquíssimo património, a gastronomia, as artes e ofícios, os produtos regionais e a própria Língua Mirandesa. A ecopista integra o Parque Natural do Douro Internacional promovendo, em grande escala, o turismo nas diversas vertentes. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41°23’50.442”N 6°32.29”W

MIRANDELA

6 - Ciclovia de Mirandela

Localização: Mirandela

Início/Fim: Rotunda da Maravilha

Fim/Inicio: Parque de Campismo Três Rios Maravilha

Extensão: 2 000 metros

Acessibilidades: Autoestrada A4

Descrição: A ciclovia inicia-se junto à Rotunda da Maravilha (setor norte da cidade de Mirandela) e o seu percurso continua ao longo da Rua da Maravilha, seguindo até ao Parque de Campismo Três Rios Maravilha. Ao longo deste pode-se apreciar a paisagem natural que inclui campos de cultivo e a confluência dos rios Tuela e Rabaçal que dão origem ao Rio Tua. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 48°29’48” N 7°10’56” W

TORRE DE MONCORVO

7 - Ecopista do Sabor

Localização: Torre de Moncorvo

Início/Fim: Torre de Moncorvo

Fim/Inicio: Carviçais | Torre de Moncorvo

Extensão: 24 700 metros

Acessibilidades: Torre de Moncorvo, Larinho, Carvalhal e Carviçais

Descrição: Plataforma da Linha do Sabor desde o km 0,600 e o km 40,150, a sua reabilitação devolve aos cidadãos a oportunidade de desfrutar de um património secular e de se aproximar simultaneamente da natureza. No sopé (norte/ nascente) da Serra do Reboredo, numa extensão de 24 700 metros, o percurso, com um pavimento adequado às atividades indicadas, possui iluminação pública dos troços urbanos (Moncorvo, Larinho, Carvalhal e Carviçais), sinalética e mobiliário urbano. A reabilitação do património edificado reconverteu-o em infraestruturas de apoio e de abrigo. A ecopista está vocacionada para passeios de bicicleta, pedonais e similares, não se admitindo o trânsito de veículos motorizados. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS:

Torre de Moncorvo: 41.17011-7.05735

Carviçais: 41.18506-6.87634

VILA FLOR

8 - Ciclovia de Vila Flor

Localização: Circuito de Manutenção

Início/Fim: Central de Camionagem

Fim/Inicio: Perto do Complexo Turístico do Peneireiro

Extensão: 500 metros

Acessibilidades: IP2 IC5 Vila Flor

Descrição: Percurso que permite a deslocação de ciclistas desde a Central de Camionagem às imediações do Complexo Turístico do Peneireiro. Feita em betão poroso pintado, cercado de terrenos agrícolas, sobressai a paisagem envolvente de vinhas e os olivais. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS: 41.302284 -7.157460

VIMIOSO

9 - Ecovia do Parque de Vimioso

Localização: Circuito de Manutenção

Início/Fim: Parque de Campismo do Vimioso

Fim/Inicio: Piscinas Municipais do Vimioso

Extensão: 2 800 metros

Acessibilidades: Circuito de Manutenção, Piscinas Municipais e Parque de Campismo

Descrição: O circuito de manutenção de Vimioso é uma ecopista com cerca de 2800 metros de extensão e perfil de 2 metros de largura, com pavimento cimentado colorido, que liga os equipamentos urbanos Parque de Campismo e Piscinas Municipais. Trata-se de um circuito ciclável e pedonal que dispõe de diversas estações de manutenção, distribuídas ao longo do circuito, equipamentos exclusivamente em madeira, destinados à manutenção física, individual ou em grupo. A paisagem envolvente é caraterizada pela existência de pinhal, souto, montado, terreno de pasto e mata selvagem, sendo assim um percurso onde se privilegia o contato com a natureza. Os espaços destinados a áreas de descanso e lazer estão colocados em pontos estratégicos que permitem o usufruto de vistas esplêndidas sobre a envolvente que apela aos sentidos, ao equilíbrio e à paz. (Fonte externa: Portoenorte.pt)

GPS:

Início:

41° 35’ 37.88” N 6° 30’ 59.89” W

Fim: 41°36’29.78”N 6°31’10,10” W