A Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago traça-se pelo Vale do Alto Tâmega, abrangendo o Norte de Portugal e sudeste da Galiza. Esta rota faz a ligação entre o património balneário de Verín com o de Chaves e Vidago, unindo as principais fontes, balneários e termas do território da Eurocidade.
.
Chaves
* Itinerário Principal: Verín- Chaves- Vidago.
* Extensão-total: 46,4 km
* Tempo estimado: 46 min de carro
* Material Necessário: Mochila, água, roupa desportiva e calçado cómodo
* Informação complementar: Esta rota pode ser feita num só dia e de carro
Conheça o património histórico, cultural e natural de Chaves, Vidago e Verín, em áreas de excelência turística centrada na saúde e no bem-estar.
Em Chaves, visite o complexo das Termas de Chaves, desfrute da modernização das suas instalações e da qualidade terapêutica das suas águas.
Nas margens do rio Tâmega pode ainda experienciar de um passeio a pé ou de bicicleta pela ciclovia.
A visita ao centro histórico permite deslumbrar-se por lugares emblemáticos como a Torre de Menagem do Castelo Medieval, o Perímetro da Muralha, os Fortes de São Francisco e São Neutel, a Ponte Romana de Trajano, as Igrejas Matriz e da Misericórdia, as Varandas Típicas na rua Direita e o Paço dos Duques de Bragança.
Na localidade de Vidago visite o Balneário Pedagógico e de Investigação das Práticas Termais de Vidago, aproveite a beleza natural da zona envolvente e conheça o emblemático Vidago Palace Hotel onde poderá beber água termal com propriedades únicas.
No centro urbano de Verín visite: Cabreiroá, Sousas, Fontenova, Caldeliñas e Fonte Sapo.
A passagem pela zona histórica permite-lhe ainda admirar a Casa do Escudo, a Capela de San Lázaro, a Igreja Paroquial de Santa María a Maior, a Casa dos Acevedo e a Igreja e Convento de Mercé.
Fonte: https://www.chaves.pt/