Conheça o património material e imaterial desta região através da observação da flora, fauna e respetivos habitats, bem como a cultura local, a sua riqueza etnográfica, gastronómica, festas e costumes.
.
Chaves
Situada junto ao Rio Tâmega e próximo da fronteira, Chaves teve sempre importância do ponto de vista estratégico-militar, tendo resistido heroicamente à anexação a Castela no séc. XVI. Mais tarde, no séc. XIX, foi aqui que as tropas invasoras de Napoleão sofreram a sua primeira derrota em solo português.
Deste passado de praça forte são exemplos o castelo e a respectiva torre de menagem, bem como o bairro medieval no interior das muralhas.
A cidade cresceu em redor das suas termas e da sua ponte romana de Trajano, aquela que é considerada como a mais antiga de Portugal.
O património arquitetónico é a prova viva do seu importante legado histórico-cultural.
Com 80 quilómetros de percursos pedestres para conhecer o concelho.
O projeto “Trilhos de visitação do Património natural e cultural de Chaves” é constituído por seis trilhos de rotas de pequena e média dimensão, num total de cerca de 80km de caminhos rurais, que permitem passar sobre o rio Tâmega, visitar a Casa-Museu João Vieira, igrejas e santuários, conhecer antigas rotas do contrabando, vias romanas, moinhos e caminhos-de-ferro.
Chaves é também conhecida pela riqueza gastronómica, de que se destacam os enchidos e o presunto.